Cinco anos em gráficos
O mundo dos bancos mudou drasticamente, se não for radicalmente, nos cinco anos desde 15 de setembro de 2008, no dia em que Lehman Brothers faliu.
Bancos americanos e europeus acostumados a dominar a lista dos maiores bancos do mundo , os chineses, desde então, escalaram as paradas. Os balanços de gigantes da Europa têm um desempenho menor (gráfico 2); consolidações fizeram gigantes da América maiores do que nunca.
Bancos ocidentais estão gerando retornos muito baixos sobre o capital próprio do que eles fizeram nos anos anteriores da crise (gráfico 3), em parte porque a indústria está sendo forçada a se financiar com maiores níveis de capital do que no passado (gráfico 4).
Assim, a redução de custos é muito mais importante do que era: os índices de remuneração dos bancos de investimento caíram (gráfico 5).
Mas aqueles que querem uma completa reformulação do financiamento ainda podem argumentar que a mudança não foi longe do suficiente: mais pessoas trabalham em finanças em Londres em 2013 do que em dezembro de 2007 (gráfico 6).