Um mundo baseado em dívida, a Europa um caso perdido, Dívida EUA vão afundar o mundo
Por Egon von Greyerz,
Estamos agora de volta para a era de falsas esperanças e incompreensão total do estado real da economia mundial. Há pequenos petiscos de boas notícias que combinadas com dados econômicos manipulados e ajustados sazonalmente estão dando razão os políticos em todo o mundo para espalhar seu evangelho otimista de recuperação que não tem nada a ver com a realidade.
Um mundo com base em dívida
Como pode um mundo com 250.000.000 milhões dolares de dívida e US $ 1 quatrilhão de derivados inúteis se recuperar? Claro que não pode, especialmente porque este é um mundo que é apoiado por pernas de dinheiro de papel sem valor impresso - pernas que estão apenas ficando mais e mais instável a cada dia como trilhões são adicionados à dívida a cada ano.
No que transforme a Europa, EUA, Japão e muitos outros países, a situação é totalmente além do reparo. Mas como eu já disse em entrevistas e artigos recentes, não é apenas além do reparo, mas é provável que seja no final de um grande ciclo econômico, que começou no final da Idade das Trevas. Eu escrevi sobre isso já em 2009 no meu artigo " The Dark Years Are Here ". Principais ciclos econômicos levam um longo tempo para se desenvolver e se estamos no início de uma grande crise na economia mundial, as pessoas que vivem hoje só vão experimentar o começo da crise. Mas, infelizmente, o início será um grande e muito desagradável reviravolta que praticamente ninguém vai escapar.
Tivemos um século de falsa prosperidade baseada no dinheiro impresso e de crédito. Nos últimos 100 anos, temos visto a criação do Fed nos EUA (um banco central de propriedade, criado e controlado por banqueiros privados), combinado com a banca reserva fracionária (permitindo que os bancos alavancagem de 10 a 50 vezes), explosão da dívida do governo e um derivados do mercado de US $ 1,4 quatrilhões +. Estas são as principais razões pelas quais a economia mundial tem se expandido no século passado e, particularmente, nos últimos 40 anos. Estes quatro motivos extremamente instáveis, impressão Banco Central, Banco de alavancagem, endividamento do governo e Derivados de fabricação criaram um mundo de riqueza delirante e prosperidade ilusória. Além disso, há uma total ausência de valores morais e éticos. Estamos na fase final de uma era de extrema decadência, uma época que, infelizmente, não pode e não vai ter um final feliz.
Europa, um caso perdido
Mas, ainda assim, os governos e os meios de comunicação continuam a alimentar-nos com uma boa notícia que não tem qualquer semelhança com o verdadeiro estado da economia mundial. Na Europa, os países mediterrânicos estão expandindo sua dívida a taxas exponenciais. A dívida pública em relação ao PIB da Espanha, Portugal, Itália e Grécia está variando de 100% a 180%. Há tentativa fútil de austeridade, mas isso só leva a um menor crescimento e as dívidas mais altas. Há, infelizmente, não há saída para esses países cuja população está sofrendo terrivelmente. A melhor solução seria deixar a União Europeia e o euro, renegar as dívidas e moedas desvalorizarem. Mas os eurocratas não são susceptíveis de aceitar isso e preferem adicionar mais dívida e imprimir mais dinheiro, tornando a situação ainda pior.
Dívida dos EUA vão afundar o mundo
A situação em os EUA não é melhor. Dificilmente se encontra uma figura econômica que está sendo publicada que tem alguma coisa a ver com a realidade. Desemprego real é de 23% e não 7% como publicado. PIB usando números reais de inflação tem vindo a diminuir de ano, e os salários reais caíram para 40 anos. O aumento percebido na qualidade de vida só foi alcançado com um aumento maciço na dívida. Dívida do governo dos EUA foi de US $ 1 trilhão em 1980, US $ 8 trilhões em 2006, quando Bernanke se tornou presidente do Fed e é agora 17000000000000 dólares e um crescimento de pelo menos um trilhão por ano. Então Bernanke conseguiu criar 9000000000000 dólar de dívida durante seus breves 7 anos como presidente do Fed. Demorou 230 anos 1776-2006 para os EUA para chegar a 8.000 bilhão dólares e Bernanke o fez em 7 anos. Uma conquista surpreendente. E esta dívida exclui passivos do governo a descoberto de cerca de 220.000.000 milhões dólares. Quem no seu perfeito juízo pode acreditar que os EUA podem sair desse buraco!
Sim os EUA e o resto do mundo vai imprimir quantidades ilimitadas de dinheiro. Mas o dinheiro impresso é impresso em pedaços de papel sem valor e não tem nada a ver com a criação de riqueza. A impressão em todo o mundo só vai aumentar a dívida já insustentável em todo o mundo e não criar um centavo de prosperidade acrescentou. Em vez disso, é provável que vejamos uma depressão hiperinflacionária em muitos países.
Para os poucos privilegiados que possuem ativos financeiros para proteger, ouro físico armazenados fora do sistema bancário é provável que seja a melhor maneira de preservar a riqueza e o poder de compra.
Egon von Greyerz - Fundador da Goldswitzerland.com (Matterhorn Asset Management AG) e membro do conselho de administração da Goldbroker.com