Telefónica enfrenta oposição a planos com Telecom Italia; vice-presidente da TIM disse que nada mudou na operação da companhia no Brasil
1. Telefónica enfrenta oposição a planos com Telecom Italia
O presidente do conselho da Telecom Italia, os diretores independentes da companhia e políticos italianos se manifestaram ontem contra a possibilidade de a Telefónica vender alguns dos ativos mais valiosos da companhia assim que assumir o controle da empresa.
O vice-presidente da TIM, Mario Girasoli, afirmou que o anúncio de que a Telefónica aumentou sua participação na Telco não teve envolvimento da TIM. "É uma operação da qual a gente não faz parte”. Girasoli disse que nada mudou na operação da companhia no Brasil depois do anúncio do negócio.
2. MMX inicia processo de venda de ativos
A mineradora MMX, controlada pelo grupo empresarial de Eike Batista, anunciou ontem que começaram as negociações para a “potencial” venda de ativos e capital para a Vetria Mineração, que atua no mesmo segmento.
A América Latina Logística (ALL) informou que sua controlada Vetria Comunicação está em negociação para a compra de ativos de mineração na região de Corumbá, em Mato Grosso do Sul, atualmente da MMX Corumbá Mineração. Até o momento, "não há nenhum acordo definitivo acerca da referida aquisição", segundo a ALL.
3. Concluídos estudos para reestruturação da Eletrobras
A Eletrobras deverá apresentar nos próximos dias um plano para a reestruturação das suas distribuidoras. Segundo o diretor da área de distribuição da empresa, Marcos Aurélio Madureira, o grupo Santander - contratado para apoiar os trabalhos de avaliação da Eletrobras - concluiu os estudos e apresentou diferentes cenários. Entre as propostas sob estudo está a de capitalização das empresas, envolvendo a participação de outros agentes. A hipótese de venda das empresas não está totalmente descartada.
4. Light espera receber nova proposta sobre revisão tarifária
A Light espera receber a nova proposta da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sobre a revisão tarifária da distribuidora até 8 de outubro, a qual deverá apresentar ajustes em relação a proposta inicial. A estimativa da Light é que, após a correção pela inflação (IGP-M) de maio a outubro, a base de remuneração líquida a ser considerada chegue em cerca de 6,7 bilhões de reais.
5. JPMorgan negocia acordo de US$11 bi com Governo dos EUA
O JPMorgan Chase está em negociações com oficiais do governo para encerrar processos de hipotecas de até 11 bilhões de dólares, segundo fontes. As discussões incluem o Departamento de Justiça dos EUA, a Securities and Exchange Commission e o advogado do Departamento de Habitação de Nova York, disse a fonte.
6. Ataque será "crédito negativo" para o Quênia, diz Moody's
Para a agência de qualificação Moody's, o ataque em um shopping center de Nairóbi representa um "crédito negativo" e vai afetar o crescimento e a receita fiscal do país, principalmente proveniente do turismo - que representa 12,5% do PIB, 7,4% do investimento e 11% do total de empregos".
A Moody's atribui ao Quênia B1, com uma perspectiva estável. A agência disse não ter verificado nenhum efeito sobre o investimento estrangeiro direto, no plano do país de ingressar no mercado internacional de bônus ou projetos de financiamento de doadores multilaterais na área de infraestrutura.
7. Bolsas asiáticas fecham em baixa com questões dos EUA
Hoje, os mercado de ações da Ásia fecharam majoritariamente em baixa, com temores sobre a questão fiscal norte-americana e realização de lucros na China antes de um longo feriado no país. A Bolsa de Sydney, por sua vez, conseguiu afastar as preocupações sobre os Estados Unidos e fechou em terreno positivo.
8. BNDES prevê US$ 243 bi para infraestrutura em 2014/17
O BNDES prevê investimentos de 242,7 bilhões de dólares em infraestrutura no Brasil para o período 2014-2017. O segmento de energia elétrica continua sendo o que demandará a maior parcela dos recursos (83,9 bilhões de dólares). Logística terá o maior incremento, com um total de recursos em torno de 78 bilhões de dólares (57% a mais do que no período 2009-2012).
9. Governo pretende publicar edital para portos em dezembro
O governo federal deve publicar os editais de licitação dos portos de Santos (SP) e do Pará no início de dezembro. A previsão é da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. Ogoverno pretende relicitar 52 áreas arrendadas dos portos de Santos e Pará, dentro de seu programa para modernizar e impulsionar os investimentos privados na logística do país, que tem no setor portuário um de seus maiores gargalos.
10. Pesquisa mostra que os americanos duvidam de recuperação
Pesquisa nacional da Bloomberg indica que 44% dos americanos acham que a economia, que cresceu durante nove trimestres consecutivos, permanecerá igual. Os americanos estão perdendo a fé na recuperação econômica do seu país apesar das previsões dos analistas de que o crescimento se acelerará.
Com Bloomberg, Efe, Estadão Conteúdo e Reuters
Fonte Exame