PETROBRAS É INCAPAZ DE ARCAR SOZINHA COM EXPLORAÇÃO DE PRÉ-SAL
Em outubro, ANP leiloará os direitos de exploração do Campo de Libra, a primeira das áreas a serem exploradas no pré-sal
A presidente da Petrobras, Graça Foster, disse nesta quarta-feira (18/09) em uma audiência no Senado que a companhia é incapaz de arcar sozinha com os direitos de exploração das gigantescas reservas descobertas no pré-sal e que por isso precisa se associar a outras empresas.
Foster disse também não ter evidências de que a Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos conseguiu espionar as informações que a Petrobras tem em seus sistemas sobre o pré-sal, por isso não considera necessário adiar a primeira licitação sobre as reservas.
A Agência Nacional de Petróleo (ANP) leiloará em 21 de outubro os direitos de exploração do Campo de Libra, a primeira das áreas a serem exploradas no pré-sal. Segundo as normas do leilão, os direitos sobre o Campo de Libra serão entregues ao consórcio que se comprometer a conceder maior participação ao estado no petróleo extraído e que pagar os R$ 15 bilhões pela licença.
A operadora de todas as áreas do pré-sal será a Petrobras, que terá uma participação de pelo menos 30% em qualquer consórcio. Segundo Foster, do ponto de vista econômico e financeiro, a empresa não tem condições de custear 100% do valor exigido pela licença do campo. "100% é possível do ponto de vista técnico e operacional, mas não do financeiro", afirmou a presidente na audiência no Senado.
"A companhia tem em caixa o suficiente para cumprir sua obri