Analistas ouvidos pelo BC apostam em Selic em 10% ao ano ao final de 2013 - e esperam aumento de 5,83% na taxa de inflação
O mercado financeiro elevou pela primeira vez em cinco semanas sua projeção para a taxa básica de juros da economia do país ao final de 2013. Agora, os economistas apostam em uma taxa Selic a 10% ao ano, segundo pesquisa semanal Focus divulgada nesta segunda-feira pelo Banco Central. E, apesar da perspectiva de que a taxa de juros atinja os dois dígitos, os analistas do mercado financeiro ouvidos pelo BC elevaram também sua previsão de aumento da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de 5,81% para 5,83% ao final deste ano.
A mudança na avaliação do mercado sobre a taxa de juros se deu após a divulgação da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, em que os membros do colegiado indicam ainda haver espeço para novas elevações da Selic neste ano, já que a inflação segue demonstrando resistência. Na semana passada, o Copom elevou a Selic a 9,5%, aumento de 0,5 ponto porcentual, para controlar o índice de preços e garantir que essa tendência continue em 2014.
Leia mais: BC vê inflação mais baixa, mas indica que vai continuar a subir os juros
Para o próximo ano, os analistas reduziram sua projeção de inflação, de 5,95% para 5,94%. Ainda na esteira de mudanças, os economistas ouvidos pelo BC estão mais confiantes na economia brasileira neste ano. A média das projeções para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) subiu de 2,48% para 2,5%, em linha com a estimativa do governo. Para 2014, é esperada alta de 2,2% do PIB, mesma projeção da semana passada.
Fonte Veja
Nenhum comentário:
Postar um comentário