quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Petrobras pode ter descoberto grande reserva de petróleo em Sergipe



Uma avaliação inicial na costa de Sergipe mostra que uma área controlada pela Petrobras e um parceiro indiano possivelmente possui mais de um bilhão de barris de petróleo, disseram à agência de notícias "Reuters" fontes do governo e da indústria. A informação reforça esperanças de que a região se tornará, em breve, a maior nova fronteira petrolífera do país.

A Petrobras e a IBV Brasil, uma joint venture igualmente dividida entre as indianas Bharat Petroleum e a Videocon Industries, avaliaram que o bloco marítimo de exploração SEAL-11 contém grandes quantidades de gás natural e petróleo leve de alta qualidade, segundo cinco fontes do governo e da indústria com conhecimento direto sobre os resultados da perfuração.
O bloco SEAL-11 e suas áreas adjacentes, a 100 quilômetros da costa do Estado de Sergipe, podem conter mais de 3 bilhões de barris de petróleo "in situ", segundo duas das fontes. Se confirmada, a descoberta seria uma das maiores do ano no mundo. A Petrobras detém 60% do SEAL-11, enquanto a IBV possui 40%.

Fonte UOL

Queda do dólar faz Ibovespa ganhar R$ 80 bilhões

Um notícia boa para todos!



São Paulo – As empresas que integram o Ibovespa ganharam 80 bilhões de reais em valor de mercado com a recente desvalorização do dólar.

De acordo com dados da CMA, com a alta da moeda americana no mês de agosto, o valor de mercado das ações integrantes do principal índice da bolsa brasileira era de 1,55 trilhão de reais em 22 de agosto. Com a recente alta do real frente o dólar, o valor destas empresas passou para 1,63 trilhão no último dia 25.
Vale lembrar que no período em questão, o dólar teve uma queda de 8,30% frente uma elevação do 5,57% do Ibovespa.
O estudo lembra que o dólar teve uma queda acentuada devido ao anúncio do Banco Centralbrasileiro, sobre a realização de leilões diários de venda da moeda americana até 2014, e principalmente aliado ao anuncio do Federal Reserve em manter o programa de compra dos títulos do tesouro americano.
Confira abaixo as empresas que mais ganharam e mais perderam com a queda do dólar.


Fonte Exame

Tombini diz que Banco Central manterá seu programa de oferta de dólares


Interessantes abordagens pelo professor Sammy da FGV no vídeo






Clique no link >>>>>Oferta de dólares será mantida<<<<<<

Bom? Mau? Petrobras não tem mais o que vender no Brasil

Companhia deu por encerrada a venda de algumas operações no país e vai focar agora nos ativos do exterior




São Paulo - Para conseguir atingir a meta de 9,9 bilhões de dólares em desinvestimentos, a Petrobras decidiu colocar à venda algumas de suas operações no Brasil e no exterior. No país, no entanto, a petroleira deu por encerrada as negociações.



Em entrevista ao Valor Econômico, desta quinta-feira,Graça Foster, presidente da Petrobras, afirmou que praticamente o que tinha para ser feito no Brasil já foi feito. "Tivemos uma realização boa, dentro do previsto. E uma realização no exterior menor do que o previsto", disse a executiva, ao jornal.
Agora a companhia dará mais atenção para alienação de projetos no exterior.
De acordo com Graça, em breve, a companhia deve anunciar uma nova negociação fora do país, mas descartou, no entanto, a venda da refinaria de Passadena, nos Estados Unidos, por não considerar as ofertas feitas pela operação atrativas. 

fonte Exame

"o Brasil estragou tudo?"

Capa da The Economist pergunta: "o Brasil estragou tudo?"



Edição da revista britânica que chega hoje às bancas mostra Cristo Redentor caindo, uma atualização da capa de 2009 que afirmava que o Brasil decolava

São Paulo - O Brasil está novamente na capa da The Economist. A nova edição da revista, que acaba de ser divulgada e deve chegar hoje às bancas, mostra um Cristo Redentor voando desgovernado e pergunta: "o Brasil estragou tudo?".

É uma atualização da capa de 12 de novembro de 2009, que mostrava um Cristo saindo da pedra como um foguete com o título "O Brasil decola".
A reportagem de 14 páginas ainda não está disponível, mas uma prévia no site resume o conteúdo. A The Economist lembra que o Brasil passou quase incólume pela crise de 2008 e conseguiu crescer 7,5% em 2010, mas agora está estacionado em uma expansão anual do PIB em torno de 2%.
A revista também cita os protestos de junho e diz que os cidadãos do país estão insatisfeitos e tomaram as ruas contra o alto custo de vida, serviços públicos ruins e a ganância e corrupção dos políticos.
"Dilma Rousseff, presidente do Brasil, conseguirá reiniciar as máquinas? A Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos vão ajudar a recuperação brasileira ou simplesmente trazer mais dívidas?", pergunta o texto.
No fim de 2012, a revista recomendou a saída de Guido Mantega do governo. Em junho deste ano, criticou a performance do ministro com ironia. No mesmo mês, uma reportagem de capa da revista disse que os protestos brasileiros e turcos tinham muito em comum.

Fonte Exame

S&P 500, Petróleo e Euro,dolar avaliações A.T.


Análise Técnica S&P 500 



O importante Ponto de articulação (nível de invalidação) da avaliação: 1707 pontos

A nossa preferência dominante pelo momento de debates republicanos X democratas quanto a teto da dívidas: Posições de Vendas a 1696 com metas a 1681 & 1676 em extensão.

Cenário alternativo: Acima de 1707, prevendo uma maior alta com 1717 e 1726 como metas.

Comentário técnico: o RSI está em baixa e requer um declínio adicional.


P

níveis estratégicos pra atentar
1726
1717
1707
1692
1681
1676
1663


Análise Técnica PETRÓLEO

O importante ponto de articulação (nível de invalidação): 104.1

A preferência dominante: Posições Vendas a 103.55 com metas a 102.2 & 100.85 em extensão.

Cenário alternativo: Acima de 104.1, prevendo uma maior alta com 105 e 105.6 como metas.

Comentário técnico: limitada por uma linha de tendência negativa. RSI em situação complicada.


Níveis  estratégicos pra atentar
105.6
105
104.1
103.14
102.2
100.85
99.65 




Análise Técnica Euro X Dolar americano 

O importante ponto de articulação (nível de invalidação): 1.3525

A nossa preferência: dominante são Vendas abaixo de 1.3525 com metas a 1.3455 & 1.3425 em extensão.

Cenário alternativo: Acima de 1.3525, prevendo uma maior alta com 1.355 e 1.357 como metas.

Comentário técnico: o RSI está mal direccionado.



Níveis fundamentais
1.357
1.355
1.3525
1.34972 último preço
1.3455
1.3425
1.3385









Gold, Reflexões da Análise Técnica X Implicações Análise Fundamentalista

AF X AT


Análise Fundamentalista


A commoditie metálica está em alta hoje, como estamos vendo Trader's  fecham as suas apostas pessimistas e agora  se posicionando para a paralisação do governo dos EUA. Enquanto as questões  políticas americanas continuam a batalha por seus fundamentos no que tange ao teto da dívida, a volatilidade para o Ouro  aumenta.  Se a situação continuar assim, poderíamos muito bem ver uma paralisação do governo em os EUA, que poderia se traduzir em preços mais elevados de ouro.

Análise Técnica

O metal precioso precisa ficar acima do nível psicológico de 1.300 dólares para confirmar a tendência de alta. Uma ruptura abaixo da área de suporte do 1291 poderia abrir a palavra para o próximo alvo de US $ 1249.




Estratégia em Jogo

O metal precioso está sendo negociado acima da linha de tendência de alta em um período de tempo de 30 minutos. A commoditie é negociada acima dos 50 dia (mostrado em verde) e 100 dias (em amarelo), médias móveis que confirmam que os touros estão no controle forte.
O RSI está negociando em linha com o preço da ação, o que significa que o viés pode ser no sentido ascendente.
Zonas Importantes
Zona de resistência
1400-1391  
1359-1351  
Zona de suporte
1297-1291  
1249-1241  




10 notícias para lidar com os mercados nesta quinta-feira

Telefónica enfrenta oposição a planos com Telecom Italia; vice-presidente da TIM disse que nada mudou na operação da companhia no Brasil




1. Telefónica enfrenta oposição a planos com Telecom Italia
O presidente do conselho da Telecom Italia, os diretores independentes da companhia e políticos italianos se manifestaram ontem contra a possibilidade de a Telefónica vender alguns dos ativos mais valiosos da companhia assim que assumir o controle da empresa.
O vice-presidente da TIM, Mario Girasoli, afirmou que o anúncio de que a Telefónica aumentou sua participação na Telco não teve envolvimento da TIM. "É uma operação da qual a gente não faz parte”. Girasoli disse que nada mudou na operação da companhia no Brasil depois do anúncio do negócio.
2. MMX inicia processo de venda de ativos
A mineradora MMX, controlada pelo grupo empresarial de Eike Batista, anunciou ontem que começaram as negociações para a “potencial” venda de ativos e capital para a Vetria Mineração, que atua no mesmo segmento.
A América Latina Logística (ALL) informou que sua controlada Vetria Comunicação está em negociação para a compra de ativos de mineração na região de Corumbá, em Mato Grosso do Sul, atualmente da MMX Corumbá Mineração. Até o momento, "não há nenhum acordo definitivo acerca da referida aquisição", segundo a ALL.
3. Concluídos estudos para reestruturação da Eletrobras
A Eletrobras deverá apresentar nos próximos dias um plano para a reestruturação das suas distribuidoras. Segundo o diretor da área de distribuição da empresa, Marcos Aurélio Madureira, o grupo Santander - contratado para apoiar os trabalhos de avaliação da Eletrobras - concluiu os estudos e apresentou diferentes cenários. Entre as propostas sob estudo está a de capitalização das empresas, envolvendo a participação de outros agentes. A hipótese de venda das empresas não está totalmente descartada.
4. Light espera receber nova proposta sobre revisão tarifária
A Light espera receber a nova proposta da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sobre a revisão tarifária da distribuidora até 8 de outubro, a qual deverá apresentar ajustes em relação a proposta inicial. A estimativa da Light é que, após a correção pela inflação (IGP-M) de maio a outubro, a base de remuneração líquida a ser considerada chegue em cerca de 6,7 bilhões de reais.
5. JPMorgan negocia acordo de US$11 bi com Governo dos EUA
O JPMorgan Chase está em negociações com oficiais do governo para encerrar processos de hipotecas de até 11 bilhões de dólares, segundo fontes. As discussões incluem o Departamento de Justiça dos EUA, a Securities and Exchange Commission e o advogado do Departamento de Habitação de Nova York, disse a fonte.
6. Ataque será "crédito negativo" para o Quênia, diz Moody's
Para a agência de qualificação Moody's, o ataque em um shopping center de Nairóbi representa um "crédito negativo" e vai afetar o crescimento e a receita fiscal do país, principalmente proveniente do turismo - que representa 12,5% do PIB, 7,4% do investimento e 11% do total de empregos".
A Moody's atribui ao Quênia B1, com uma perspectiva estável. A agência disse não ter verificado nenhum efeito sobre o investimento estrangeiro direto, no plano do país de ingressar no mercado internacional de bônus ou projetos de financiamento de doadores multilaterais na área de infraestrutura.
7. Bolsas asiáticas fecham em baixa com questões dos EUA
Hoje, os mercado de ações da Ásia fecharam majoritariamente em baixa, com temores sobre a questão fiscal norte-americana e realização de lucros na China antes de um longo feriado no país. A Bolsa de Sydney, por sua vez, conseguiu afastar as preocupações sobre os Estados Unidos e fechou em terreno positivo.
8. BNDES prevê US$ 243 bi para infraestrutura em 2014/17
O BNDES prevê investimentos de 242,7 bilhões de dólares em infraestrutura no Brasil para o período 2014-2017. O segmento de energia elétrica continua sendo o que demandará a maior parcela dos recursos (83,9 bilhões de dólares). Logística terá o maior incremento, com um total de recursos em torno de 78 bilhões de dólares (57% a mais do que no período 2009-2012).
9. Governo pretende publicar edital para portos em dezembro
O governo federal deve publicar os editais de licitação dos portos de Santos (SP) e do Pará no início de dezembro. A previsão é da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. Ogoverno pretende relicitar 52 áreas arrendadas dos portos de Santos e Pará, dentro de seu programa para modernizar e impulsionar os investimentos privados na logística do país, que tem no setor portuário um de seus maiores gargalos.
10. Pesquisa mostra que os americanos duvidam de recuperação
Pesquisa nacional da Bloomberg indica que 44% dos americanos acham que a economia, que cresceu durante nove trimestres consecutivos, permanecerá igual. Os americanos estão perdendo a fé na recuperação econômica do seu país apesar das previsões dos analistas de que o crescimento se acelerará.
 Com Bloomberg, Efe, Estadão Conteúdo e Reuters

Fonte Exame