segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Eike terá que pagar na Justiça! Estrangeiros cobram!

World Fuel entra com processo contra OSX e EBX no Rio


Rio - A World Fuel Services Singapore foi à Justiça contra a OSX Brasil S.A., a OSX 3 Leasing e o grupo EBX. O processo foi distribuído na última quinta-feira, 12, na 1ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

De acordo com as únicas informações públicas disponíveis, a ação discute "pagamentos, prestação de serviços e direito civil". A World Fuel é representada legalmente no Brasil pela Tramp Oil Ltda. O site internacional da companhia indica como parceira do grupo no Brasil a Terrana, empresa que presta serviços de logística para a indústria no País.

Ao que tudo indica a empresa atua como fornecedora da OSX e pode ter ido ao Judiciário para receber valores devidos. Braço de construção naval da EBX, a OSX vem sendo fortemente atingida pela crise do grupo e especialmente da petroleira OGX, a quem estavam atreladas a maioria das encomendas de seu futuro estaleiro.

Os empréstimos de curto prazo dados por bancos e fornecedores à OSX são estimados em R$ 2 bilhões. Na semana passada, a Caixa Econômica Federal reformulou o financiamento ao estaleiro do Açu, da OSX, e decidiu não liberar mais valores para a empresa do ex-bilionário Eike Batista.

Fonte Exame



Bovespa diário. 16/09/2013

Bovespa encerra estável essa segunda-feira, semana importante com reunião do FED nos EUA. Também não podemos esquecer a renúncia do candidato a vaga de presidente da instituição. 
Nesse cenário o ponto importante quanto ao movimento altista é 54690 - 745  é a referência! 
Média móvel 13 acima da 21. 
Topos e fundos ascendentes e viva a festa pra turma que curte o risco!






FMI desembolsa US$ 113 mi para resgate do Chipre

Crise do euro


A linha de crédito da instituição para o país é parte de um programa de auxílio mais amplo, de três anos e 10 bilhões de euros


O Fundo Monetário Internacional (FMI) informou nesta segunda-feira que finalizou a primeira revisão de seu programa de resgate para o Chipre, possibilitando o desembolso de 113 milhões de dólares. O FMI comunicou que isso faz com que os desembolsos totais para o seu programa de empréstimo de 1,3 bilhão de dólares para o país somem 226 milhões de dólares.
A linha de crédito do FMI para o Chipre é parte de um programa de resgate mais amplo de três anos e 10 bilhões de euros junto com o Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira. O Chipre foi fortemente afetado pela crise de dívida da zona do euro, particularmente através das ligações próximas de seu setor bancário com a problemática Grécia.

Fonte Veja

Dividas afundando o mundo! Uma curiosa análise!

Um mundo baseado em dívida, a Europa um caso perdido, Dívida EUA vão afundar o mundo



Por Egon von Greyerz,

Estamos agora de volta para a era de falsas esperanças e incompreensão total do estado real da economia mundial. Há pequenos petiscos de boas notícias que combinadas com dados econômicos manipulados e ajustados sazonalmente estão dando razão os políticos em todo o mundo para espalhar seu evangelho otimista de recuperação que não tem nada a ver com a realidade.
 

Um mundo com base em dívida

Como pode um mundo com 250.000.000 milhões dolares de dívida e US $ 1 quatrilhão de derivados inúteis se recuperar? Claro que não pode, especialmente porque este é um mundo que é apoiado por pernas de dinheiro de papel sem valor impresso - pernas que estão apenas ficando mais e mais instável a cada dia como trilhões são adicionados à dívida a cada ano.

No que transforme a Europa, EUA, Japão e muitos outros países, a situação é totalmente além do reparo. Mas como eu já disse em entrevistas e artigos recentes, não é apenas além do reparo, mas é provável que seja no final de um grande ciclo econômico, que começou no final da Idade das Trevas. Eu escrevi sobre isso já em 2009 no meu artigo " The Dark Years Are Here ". Principais ciclos econômicos levam um longo tempo para se desenvolver e se estamos no início de uma grande crise na economia mundial, as pessoas que vivem hoje só vão experimentar o começo da crise. Mas, infelizmente, o início será um grande e muito desagradável reviravolta que praticamente ninguém vai escapar.

Tivemos um século de falsa prosperidade baseada no dinheiro impresso e de crédito. Nos últimos 100 anos, temos visto a criação do Fed nos EUA (um banco central de propriedade, criado e controlado por banqueiros privados), combinado com a banca reserva fracionária (permitindo que os bancos alavancagem de 10 a 50 vezes), explosão da dívida do governo e um derivados do mercado de US $ 1,4 quatrilhões +. Estas são as principais razões pelas quais a economia mundial tem se expandido no século passado e, particularmente, nos últimos 40 anos. Estes quatro motivos  extremamente instáveis, impressão Banco Central, Banco de alavancagem, endividamento do governo e Derivados de fabricação criaram um mundo de riqueza delirante e prosperidade ilusória. Além disso, há uma total ausência de valores morais e éticos. Estamos na fase final de uma era de extrema decadência, uma época que, infelizmente, não pode e não vai ter um final feliz.

Europa, um caso perdido

Mas, ainda assim, os governos e os meios de comunicação continuam a alimentar-nos com uma boa notícia que não tem qualquer semelhança com o verdadeiro estado da economia mundial. Na Europa, os países mediterrânicos estão expandindo sua dívida a taxas exponenciais. A dívida pública em relação ao PIB da Espanha, Portugal, Itália e Grécia está variando de 100% a 180%. Há tentativa fútil de austeridade, mas isso só leva a um menor crescimento e as dívidas mais altas. Há, infelizmente, não há saída para esses países cuja população está sofrendo terrivelmente. A melhor solução seria deixar a União Europeia e o euro, renegar as dívidas e moedas desvalorizarem. Mas os eurocratas não são susceptíveis de aceitar isso e preferem adicionar mais dívida e imprimir mais dinheiro, tornando a situação ainda pior.

Dívida dos EUA vão afundar o mundo

A situação em os EUA não é melhor. Dificilmente se encontra uma figura econômica que está sendo publicada que tem alguma coisa a ver com a realidade. Desemprego real é de 23% e não 7% como publicado. PIB usando números reais de inflação tem vindo a diminuir de ano, e os salários reais caíram para 40 anos. O aumento percebido na qualidade de vida só foi alcançado com um aumento maciço na dívida. Dívida do governo dos EUA foi de US $ 1 trilhão em 1980, US $ 8 trilhões em 2006, quando Bernanke se tornou presidente do Fed e é agora 17000000000000 dólares e um crescimento de pelo menos um trilhão por ano. Então Bernanke conseguiu criar 9000000000000 dólar de dívida durante seus breves 7 anos como presidente do Fed. Demorou 230 anos 1776-2006 para os EUA para chegar a 8.000 bilhão dólares e Bernanke o fez  em 7 anos. Uma conquista surpreendente.   E esta dívida exclui passivos do governo a descoberto de cerca de 220.000.000 milhões dólares. Quem no seu perfeito juízo pode acreditar que os EUA podem sair desse buraco!
Sim os EUA e o resto do mundo vai imprimir quantidades ilimitadas de dinheiro. Mas o dinheiro impresso é impresso em pedaços de papel sem valor e não tem nada a ver com a criação de riqueza. A impressão em todo o mundo só vai aumentar a dívida já insustentável em todo o mundo e não criar um centavo de prosperidade acrescentou. Em vez disso, é provável que vejamos uma depressão hiperinflacionária em muitos países.
Para os poucos privilegiados que possuem ativos financeiros para proteger, ouro físico armazenados fora do sistema bancário é provável que seja a melhor maneira de preservar a riqueza e o poder de compra.








Egon von Greyerz - Fundador da Goldswitzerland.com (Matterhorn Asset Management AG) e membro do conselho de administração da Goldbroker.com

Petróleo e a Análise Técnica

Avaliações pelo gráfico diário do Petróleo WTI






 Os preços diminuíram como esperado após a colocação de uma Cobertura de Nuvens padrão escuro bearish candlel. Suporte de curto prazo é de 105,93, o Fibonacci de 23,6%, com um intervalo inferior a que a segmentação do fundo de um canal de subida definido a partir do início de julho (agora em 104,32). Resistência do canal está em 110,65.







Resumo do Mercado nessa manhã

Segunda-feira 16 de setembro de 2013


Após  Lawrence Summers renunciar candidatura para presidente do FED, temos nessa segunda-feira alta nas commoditie metálica ouro,prata e queda nos preços do petróleo Brent e WTI, índices americanos em alta assim como títulos do governo. Na Bovespa temos alta nessa manhã, Mercado volta a elevar previsão de alta do PIB para 2013. Dolar em queda frente ao Real!






Tenham bons negócios


Reajuste da gasolina cria divergência na equipe econômica

Parte dos economistas defende aumento em outubro deste ano; mas outros membros da equipe acham que, devido à alta do IPCA, reajuste deve ser postergado para janeiro de 2014



O governo federal deve conceder um novo reajuste no preço da gasolina até o dia 21 de outubro. A data é estratégica para o Palácio do Planalto porque o primeiro leilão do campo de petróleo e gás natural oriundo da camada de pré-sal em Libra (SP) será realizado pelo governo neste dia. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo apurou, o desejo de parte da equipe econômica é de que o preço da gasolina seja elevado em cerca de 8% nas refinarias até a realização do leilão.
O martelo está batido, em Brasília em relação à necessidade de um aumento. Mas o conflito se forma porque membros do governo ainda defendem que o reajuste seja postergado ao menos até o fim do ano, ou mesmo que seja concedido apenas em janeiro de 2014. O principal argumento, neste caso, é a inflação. A equipe econômica avalia ainda ser possível reduzir o IPCA deste ano a um patamar inferior ao avanço de 5,84% registrado em 2012.

m reajuste da gasolina da ordem de 8% nas refinarias (e de pouco menos disso nas bombas de combustíveis) representa, nas contas do governo, um aumento de 0,2 ponto porcentual no IPCA. Entre os que defendem o reajuste até a licitação do campo de Libra, a visão é de que a inflação deste ano "já está dada". Assim, uma alta de 6,1% ou um pouco mais no IPCA deste ano não seria problemática, uma vez que evitaria o reajuste de preços ao consumidor no ano eleitoral de 2014.

Os técnicos do governo convergem para o fato de que o encarecimento da gasolina também servirá como estímulo indireto ao setor sucroalcooleiro. Mais barato nas bombas, o etanol pode compensar o aumento de preços aos consumidores. Além disso, a composição da gasolina no Brasil tem 25% de etanol na mistura, o que diminui o repasse da alta de preços nas refinarias para as bombas nos postos de combustíveis.

"Eu sou o maior perdedor nessa história" diz Eike ao Wall Street Journal

Tentei criar riqueza para todo o país



São Paulo - Pela primeira vez, desde que os problemas nas empresas X começaram a aparecer mais de um ano atrás, Eike Batista concedeu sua primeira entrevista. O empresário falou ao jornal americano Wall Street Journal, no último domingo, e desabafou: "tentei criar riqueza para todo o país e, sem dúvida, eu sou o maior perdedor nessa história".
Eike criticou o time de executivos que contratou para ajuda-lo na empreitada, que ele costumava chamar de "dream team". "Eu sou dono de um grande grupo e sozinho, eu não faço nada".
Ainda segundo a entrevista, Eike culpou seus ex-executivos pelo fracasso da OGX, alegando que ele é um empresário do setor de mineração e não tinha conhecimento da indústria de petróleo.  "Eles me apresentavam relatórios brilhantes e me convenciam a fazer grandes investimentos", disse.
Fonte Exame

Larry Summers se retira da candidatura para presidente do Fed, seria Raça!!

FED e as candidaturas!!




Summers menciona:


Caro Sr. Presidente,

Estou escrevendo para retirar o meu nome para a consideração de ser presidente da Reserva Federal.

Tem sido um privilégio trabalhar com você desde o início de sua administração, como você conduziu a nação por meio de uma recessão severa em uma recuperação económica sustentada construído sobre políticas para promover o emprego e fortalecer a classe média.

Calendário Econômico segunda-feira 16- setembro 2013

Principais indicadores dessa segunda-feira!


Acrescente 1 hora para o fuso horário do Brasil