domingo, 20 de outubro de 2013

EUA rating de crédito rebaixado para mesmo nível que o Brasil?

O governo dos EUA, depois de vencer a Segunda Guerra Mundial para os Aliados, foi muito convincente. Ele disse bancos centrais ao redor do mundo que eles devem segurar o dólar dos EUA como moeda de reserva, em vez de ouro, baseado na idéia de o dólar dos EUA seria apoiado por ouro.Apenas quantidades limitadas de dólares poderiam ser impresso, pois a moeda estava vinculado ao ouro. Os bancos centrais compraram a idéia.
Infelizmente, algumas décadas na estrada, o conceito de um dólar dos EUA apoiado pelo ouro foi jogado para fora da janela (obrigado, presidente Nixon). Eventualmente, fomos apresentados à moderna impressão de dinheiro press-impressão fora do ar por vontade da Reserva Federal, sem o dólar dos EUA estar preso a qualquer moeda "hard" como o ouro.
Por que alguém iria concordar com essa idéia horrível?
Naquela época, a economia dos EUA estava prosperando. Nosso governo estava em boa forma e não tem muita dívida. E a logística faz sentido, também, como o tempo passou. Por que não um banco central tem em suas reservas de moeda da economia mais forte do mundo e militar? Por que não um banqueiro central manter dólares em seu cofre em oposição a hard-to-carregar e difíceis de loja de ouro?
Anos se passaram desde que o dólar dos EUA "descolado" em si de ouro. As coisas mudaram, também.A América não é tão glorioso anymore. Dívida ea impressão interminável de dólares sempre crescente resultou em alguns países mudando sua política sobre as reservas em dólar apoiados pelos EUA. E os fatores fundamentais que manter o dólar forte EUA estão se deteriorando rapidamente.
O balanço da economia dos EUA não parece tão bom como o fez em 1950 e 1960.
O gráfico abaixo mostra a variação do produto interno bruto (PIB) nominal ea variação da dívida EUA ano-sobre-ano (yoy) numa base percentual. Você pode ver rapidamente que a dívida dos EUA está crescendo em um ritmo muito mais rápido do que o PIB.

Como o gráfico acima mostra, que tem dívida do governo dos EUA a aumentar 360% mais rápido do que o crescimento econômico! PIB da economia dos EUA tem vindo a aumentar a uma taxa média anual de 2,39% nos últimos seis anos, enquanto a dívida pública tem vindo a crescer a um ritmo anual de 11% desde 2008.
O mainstream não falar muito sobre a situação que eu acabei de descrever acima. Mas a verdade óbvia é esta: as manifestações do mercado de ações quando se ouve a dívida do governo vai aumentar ou a Reserva Federal irá imprimir mais dinheiro, o mercado de ações cai quando os gastos ou imprimir dinheiro do governo está em perigo.
Mas as coisas estão mudando fora dos Estados Unidos.
Nestas páginas, eu tenho documentado as ações dos bancos centrais em torno da economia global.Em específico, depois de anos de venda de suas reservas de ouro, os bancos centrais estão a acumular barras de ouro novamente.
Minha crença é que os bancos centrais estão perdendo a confiança no dólar. Os bancos centrais poderiam estar percebendo a desvalorização do dólar dos EUA é inevitável, e assim, eles estão se movendo para longe do dólar como ilustrado pelo gráfico abaixo.


Recentemente, o Banco Central Europeu (BCE) e do Banco Popular da China construiu uma linha de swap cambial bilateral. Através desta linha de swap, que vai durar três anos, a 350 bilhões de yuans serão fornecidos ao BCE e € 45000000000 será dado para o banco central da China.
O BCE, ao anunciar este negócio, disse: "O acordo de swap foi estabelecido no contexto do rápido crescimento do comércio bilateral e do investimento entre a área do euro e na China, bem como a necessidade de garantir a estabilidade dos mercados financeiros". O banco central acrescentou: "Do ponto de vista do Eurosistema, o acordo de swap se destina a servir como uma facilidade de liquidez recuo e para tranquilizar os bancos da área do euro do fornecimento contínuo de Yuan chinês."(Fonte:. "Press Release: BCE e do Banco Popular da China estabelecer um acordo bilateral de swap de moedas", Banco Central Europeu, de 10 de outubro de 2013)
Qual será o próximo passo para os bancos centrais em torno da economia global? Você realmente acha que eles vão continuar a comprar moedas que podem ser impressos fora do ar? Duvido.
Ontem recebemos a notícia de que a China agência Dagong Global Credit Rating cortou o rating de crédito em os EUA por um ponto, indicando a quantidade teto da dívida atingiu pelo Congresso não consegue resolver o problema da dívida dos Estados Unidos. O rebaixamento colocou os EUA no mesmo nível como o Brasil, Israel e Panamá.
A linha inferior aqui? O dólar dos EUA está em apuros. Congresso tenha chutado o problema do teto da dívida na estrada novamente, desta vez até fevereiro de 2014. Enquanto isso, o ouro está tendo seu melhor dia do mês. Uma nova tendência? Talvez até mesmo um permanente.