quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Petrobras e o futuro

PETROBRAS É INCAPAZ DE ARCAR SOZINHA COM EXPLORAÇÃO DE PRÉ-SAL


Em outubro, ANP leiloará os direitos de exploração do Campo de Libra, a primeira das áreas a serem exploradas no pré-sal


A presidente da Petrobras, Graça Foster, disse nesta quarta-feira (18/09) em uma audiência no Senado que a companhia é incapaz de arcar sozinha com os direitos de exploração das gigantescas reservas descobertas no pré-sal e que por isso precisa se associar a outras empresas.
Foster disse também não ter evidências de que a Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos conseguiu espionar as informações que a Petrobras tem em seus sistemas sobre o pré-sal, por isso não considera necessário adiar a primeira licitação sobre as reservas.
A Agência Nacional de Petróleo (ANP) leiloará em 21 de outubro os direitos de exploração do Campo de Libra, a primeira das áreas a serem exploradas no pré-sal. Segundo as normas do leilão, os direitos sobre o Campo de Libra serão entregues ao consórcio que se comprometer a conceder maior participação ao estado no petróleo extraído e que pagar os R$ 15 bilhões pela licença.
A operadora de todas as áreas do pré-sal será a Petrobras, que terá uma participação de pelo menos 30% em qualquer consórcio. Segundo Foster, do ponto de vista econômico e financeiro, a empresa não tem condições de custear 100% do valor exigido pela licença do campo. "100% é possível do ponto de vista técnico e operacional, mas não do financeiro", afirmou a presidente na audiência no Senado.
"A companhia tem em caixa o suficiente para cumprir sua obri

ANIMADA COM EUA, BOVESPA TEM NÍVEL MAIS ALTO EM 4 MESES

Ibovespa fechou com ganho de 2,64%, aos 55.702 pontos



A decisão do Federal Reserve manter suas compras mensais de bônus e assim retardar o início da retirada dos estímulos à economia norte-americana deixou os investidores eufóricos e levou a Bovespa ao melhor patamar desde maio deste ano, retomando o nível dos 55 mil pontos.
 Após o anúncio da decisão de política monetária do banco central dos Estados Unidos, que deixou a taxa de juros inalterada entre zero e 0,25%, o Ibovespa iniciou uma sequência de máximas que se estendeu até o fechamento, em linha com as Bolsas de Nova York, que também renovaram patamares históricos de alta.

Fed surpreende e Ibovespa ganha fôlego

 Desde a abertura, o Ibovespa mantinha-se perto da estabilidade, sob a expectativa do anúncio do banco central americano


  São Paulo – O Ibovespa subia cerca de 1% nesta tarde após o Federal Reserve (Fed), o banco central norte-americano, não interromper os estímulos à economia americana.

Desde a abertura, o Ibovespa mantinha-se perto da estabilidade, sob a expectativa do anúncio do Fed nesta tarde. Nesta quarta-feira, também sob a expectativa da reunião do Fed, os mercados de ações da Ásia fecharam majoritariamente em queda.
A decisão do Fed surpreendeu o mercado. O banco central americano comprará títulos do Tesouro ao ritmo de 45 bilhões de dólares ao mês e títulos hipotecários a 40 bilhões de dólares por mês.

Com Reuters.
Fonte Exame

PIB cresce de 2,7% a 2,8% neste ano, prevê Delfim

"Essas avaliações de que o PIB vai ser negativo no terceiro trimestre e muito fraco no quarto trimestre estão se provando não ser razoáveis", afirma o ex-ministro da Fazenda Delfim Netto


O ex-ministro da Fazenda Delfim Netto acredita que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil neste ano deva crescer de 2,7% a 2,8%, o que reforça sua avaliação de que há um "pessimismo exagerado e sempre motivos" sobre a perspectiva da economia brasileira para o médio prazo.


"Essas avaliações de que o PIB vai ser negativo no terceiro trimestre e muito fraco no quarto trimestre estão se provando não ser razoáveis", referindo-se a recentes indicadores econômicos, como as vendas de varejo de julho, que cresceram sobre junho bem acima do apontado por projeções do mercado financeiro.

Ainda em entrevista ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, Delfim Netto declarou que é importante um aumento da gasolina no curto prazo, para ajudar a fortalecer o caixa da Petrobras e viabilizar seu plano de investimentos. A estatal projeta aplicar US$ 236,7 bilhões de 2013 a 2017.

"Mesmo com uma alta de 10% da gasolina, o IPCA fecha este ano em 6%", destacou Delfim sobre o índice de inflação do sistema de metas do governo, que tem como teto 6,5% para o ano.

Fonte Época

Novela sobre a gasolina derruba Petrobras na bolsa

                                                                                 

São Paulo - A Petrobras (PETR3) esclareceu na noite desta terça-feira que não há qualquer decisão sobre um possível reajuste do preço da gasolina até 21 de outubro, após reportagens recentes que sugeriam um aumento nos combustíveis até essa data. Especulações sobre reajustes nos preços dos combustíveis têm surgido na imprensa nas últimas semanas diante da valorização do dólar contra o real que agrava a situação financeira da estatal. Confira o que é destaque na Bovespa, no Direto da Bolsa.


VEJA o vídeo>>>> Direto da Bolsa

Resumo do Mercado, 12:33 quarta-feira

 Resumo na hora do almoço

Bovespa segue operando em queda nessa manhã, após Banco Central realizar leilão de swap cambial, dolar também opera em queda.  Mercado americano também operando no vermelho, as commodities ouro abaixo do 1300 dólares pela primeira vez em seis semanas, petróleo em alta os  titulos do  tesouro americano também no vermelho, as 15 horas FOMC, divulgação da ATA da reunião! Muita expectativa para o discurso de Benrnake quanto as rodadas de estimulo QEs.  






Um a cada três novos pobres europeus será espanhol em 2025

Segundo o estudo, se a tendência atual for mantida, a Espanha poderia ter 20 milhões de pobres em 2025



  Aproximadamente 25 milhões de europeus estarão imersos na pobreza em 2025 se os governos não deixarem de aplicar as medidas de austeridade, dos quais 8 milhões serão espanhóis, ou seja, um a cada três novos pobres do velho continente.
Este "panorama catastrófico" é o mesmo contemplado no relatório "a armadilha da desigualdade", realizado pela ONG Intermón Oxfam em diferentes países europeus, enquanto os dados sobre a Espanha, apresentados nesta quarta-feira em entrevista coletiva, indicam que a sociedade será mais desigual e mais pobre se não houver mudanças de rumo.
Segundo o estudo, se essa tendência atual for mantida, a Espanha poderia ter 20 milhões de pobres em 2025, 7 milhões a mais do que a média atual, o que representaria 42% da população.

  A diretora de pesquisa da Intermón e co-autora do relatório, Teresa Cavero, ressaltou que o número de pobres aumenta em meio milhão a cada ano desde 2008 e, por isso, alertou que "estão sentando as bases de uma sociedade extremamente injusta", assim como a desigualdade está "disparando".
Antes da crise, 20% dos mais ricos ganhavam 5,3 vezes a mais que a mesma parcela mais pobre e, em 2025, essa diferença poderia se situar em 18 vezes a mais.
O relatório também destaca a existência de "uma pobreza ativa", que ocorre entre a população ativa; "uma Bolsa de pobreza crescente", que, segundo Teresa, tem sua origem na reforma laboral - que favorece a demissão e os empregos precários -, e a diminuição da capacidade de negociação com as empresas.
A responsável da Intermón Oxfam ressaltou que a Europa enfrenta o problema de uma "geração perdida" e alertou que demorará 25 anos para os países do velho continente recuperar os níveis de bem-estar registrados em 2008.
De acordo com os responsáveis da ONG, Europa e Espanha caminham em direção a uma sociedade "dualista", muito mais pobre, injusta e desigual, embora tenha ressaltado que "a boa notícia é que há soluções".

Neste aspecto, a ONG defende um "giro rotundo" das políticas de austeridade e propõem medidas urgentes, como a resolução do problema da dívida pública, mudanças no sistema financeiro, programas de estímulo econômico centrados na criação de emprego e mais investimentos em serviços públicos. 

fonte: Épooca

O mundo espera por Big decisão de Bernanke.....

Terminando o estímulo  do Fed poderia ser arrastada para baixo toda a economia global



Quando  o lide do  Federal Reserve , Ben Bernanke fala, todo mundo em todo o mundo escuta. Isso vai ser mais verdadeiro do que o habitual nessa quarta-feira, quando Bernanke anuncia se o Fed vai escalar para trás, ou "finalizar", o seu programa de estímulo econômico não-convencional conhecido como quantitative easing, ou QE para breve. A enxurrada de dólares que o esquema de compra de títulos foi bombeado para fora do país pode  ter encontrado seu caminho em todos os cantos e recantos do planeta, influenciando os valores de moeda, mercados de ações, opções de investimento e de crescimento global do sul da África para o Japão para o Brasil. Sempre que o Fed decide pico da curva, o impacto irá agitar toda a economia global.
A mera expectativa de redução grad

O que importa na agenda do investidor nesta quarta-feira

Todas as atenções estão voltadas para a reunião do Federal Reserve



São Paulo – O destaque hoje é o fim da reunião do Federal Reserve (Fed), o Banco Central americano, iniciada ontem. A expectativa é que o Fed anuncie o início da retirada dos estímulos monetários à maior economia do mundo.
Atualmente, o Fed compra 85 bilhões de dólares em títulos de dívida que estão na mão dos bancos. Com a operação, o banco central injeta dinheiro na economia com o objetivo de tentar incentivar a atividade com a oferta de mais crédito via bancos. Para boa parte dos analistas, esse programa deve começar a ser desmontado com a diminuição das compras mensais em cerca de 10 bilhões de dólares.
No Brasil, é divulgado o IGP-M, o fluxo cambial semanal e a sondagem industrial. No Japão, saem os dados da balança comercial


Fonte Exame

Calendário indicadores dessa quarta-feira, 18 setembro 2013

  Calendário indicadores nessa quarta-feira



Atenção FOMC as 15 horas!!!