segunda-feira, 30 de setembro de 2013

10 notícias para lidar com os mercados nesta segunda-feira

1. OGX e OSX vão pedir recuperação judicial, diz revista VEJA
A OGX e OSX , respectivamente a petroleira e o estaleiro do ex-bilionário Eike Batista, podem pedir recuperação judicial, segundo informação publicada pelo colunista Lauro Jardim, na revista VEJA desta semana. Na noite de sexta-feira, a OGX informou quepostergou o pagamento de juros de debêntures que tinham vencimento na última quarta-feira, 25, para 25 de março de 2014. A informação de que os juros desta emissão de debêntures não haviam sido pagos foi divulgada na quinta-feira, na imprensa, o que levou o mercado a considerar a hipótese de a companhia não honrar o pagamento de um cupom de bônus que vence amanhã – e há fontes que afirmam que a empresa planeja não pagar. O calote dos juros já é amplamente esperado pelo mercado e derrubou o papel na companhia na última semana.
2. Petrobras fala em novos testes em Sergipe-Alagoas
A Petrobras informou que novas análises e testes ainda são necessários para que as estimativas de volumes recuperáveis na Bacia de Sergipe-Alagoas sejam definidas adequadamente. "Cabe ressaltar que a Bacia de Sergipe-Alagoas é uma nova fronteira exploratória e que novos poços de delimitação e testes de avaliação estão em execução ou programados para os próximos meses", disse a estatal.
3. Cade aprova venda da Marina da Glória, de Eike, para holding
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a venda do controle da Marina da Glória, no Rio de Janeiro, para uma holding do setor, segundo despacho publicado hoje no Diário Oficial da União. Os valores da operação não foram divulgados.
4. Assessor de Soros prevê crise no Japão até 2020
Takeshi Fujimaki, um ex-assessor do bilionário George Soros e agora membro da câmara alta do Parlamento do Japão, disse que uma crise fiscal na segunda maior economia da Ásia é inevitável e nem um maior imposto sobre vendas, nem os Jogos Olímpicos de 2020 serão capazes de detê-la.
5.Senado dos EUA rejeitará novo projeto para financiar governo
O líder da maioria democrata no Senado dos Estados Unidos, Harry Reid, afirmou no sábado que os parlamentares liderados por ele pretendem derrubar o projeto que tramita na Câmara dos Deputados para adiar a lei de saúde do presidente Barack Obama por um ano e revogar um tributo sobre aparelhos médicos. Ao projeto, está anexado o plano orçamentário para o financiamento do governo dos EUA.

6. Inflação na Zona do Euro cai para mínima de três anos e meio
A inflação na Zona do Euro perdeu fôlego de forma mais forte do que se esperava em setembro e caiu para o menor nível desde fevereiro de 2010, um sinal de que o Banco Central Europeu pode manter a política monetária frouxa para ajudar na recuperação do bloco.
7. Embargo russo pode causar riscos ao setor de carnes
A nova restrição temporária imposta pelo Serviço Federal de Fiscalização Veterinária e Fitossanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor) à importação de nove unidades frigoríficas de carne bovina e uma de suínapode ter riscos à imagem do setor no comércio mundial de carnes. Para o diretor da Ativa Corretora, em relatório ao mercado, a suspensão não afeta as companhias, porque elas podem direcionar o atendimento ao mercado de outras unidades sem custos significativos.
8. Governo vai mudar modelo para portos
O governo deve mudar a modelagem dos arrendamentos dos portos do Pará, cujo leilão está programado para novembro. A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, informou que adotará, pelo menos em parte, as sugestões apresentadas pela Câmara de Logística do Ministério da Agricultura (CTLOG), que são distintas das elaboradas pela Secretaria de Portos (SEP).
9. Bolsas asiáticas fecham majoritariamente em queda
As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em queda hoje, com preocupações sobre uma possível paralisação do governo dos Estados Unidos, uma vez que as negociações sobre o orçamento dos Estados Unidos atingiram um impasse no fim de semana. Já os pregões na China encerraram alta, puxados por papéis de empresas relacionadas a consumo, antes de um longo feriado que começa amanhã.
10. Fraca demanda doméstica da China afeta resultado de PMI
A indústria da China cresceu apenas levemente em setembro, resultado da hesitante demanda doméstica, mostrou uma pesquisa do setor privado nesta segunda-feira, um dado que mostra que a recuperação da economia do país asiático continua indefinida. A leitura final do Índice de Gerentes de Compra (PMI, na sigla em inglês) do HSBC subiu para 50,2 ante 50,1 em agosto.

Com Estadão Conteúdo e Reuters

Fonte Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário